26 de fevereiro de 2007

288 minutos de cinema

Caminho para Guantanamo


Nome original: The Road do Guantanamo
Realizador: Michael Winterbottom
Intérpretes: Rizwan Ahmed, Farhad Harun, Arfan Usman

Reino Unido, 2006

Comentário: Documentário sobre as atrocidades cometidas pelos Idiotas no campo de concentração de Guantanamo. Violento. Duro. Real. O filme resulta se for visto e odiado. Tão odiado quanto deve ser a barbárie cometida pelos Kapos de Bush.
A ideia base: Três amigos que vivem no Reino Unido, vão ao Paquistão, já que um deles vai casar. A ideia complementar: A facilidade com que alguém é confundido com um terrorista. A ideia final: A impunidade que vigora entre estes carniceiros do século XXI.


Kosovo - Crimes de Guerra


Nome original: Hunt for Justice
Realizador: Charles Binamé
Intérpretes: Wendy Crewson, William Hurt, John Corbett, Stipe Erceg, Heino Ferch, Leslie Hope

Canadá, 2005

Comentário: Um filme sobre o Tribunal Penal Internacional Para a Ex-Jugoslávia, que começa no ponto em que a presidencia desta instância é entregue à juiza Louise Arbour, uma magistrada canadiana idealista. Das primeiras detenções de altas figuras do Estado sérvio até ao climax da prisão de Slobodan Milosevic. Um telefilme em versão DVD, sem a força do cinema, mas com uma base história forte, por si. Kososo - Crimes de Guerra ganha também pela originalidade do tema. Não ajuda a perceber o que se passou no Kosovo, mas dá dicas importantes sobre a inoperância da justiça internacional, enquadrada na ONU.


Rocky Balboa


Nome original: Rocky Balboa
Realizador: Silvester Stallone
Intérpretes: Sylvester Stallone, Burt Young, Milo Ventimiglia, Antonio Tarver

EUA, 2006

Comentário: Não é um épico. Não é um filme daqueles que ficam para a história. Falta-lhe ritmo, juventude de ideias e o dinamismo próprio dos filmes de acção do "pós 2000". Rocky Balboa vale por um Stallone em melhor forma do que a idade fazia adivinhar. Balboa vale também pela dimensão que dá à expressão "velhos são os trapos". O regresso do pugilista e a surra que dá (claro). Para quem, como eu, viu e voltou a ver os outros filme da saga, não dava para faltar a este.



Sem comentários: