16 de junho de 2010

O projecto do Nuno

Tenho um projecto de vida. Um plano, pelo menos. Quero viver do que escrevo, sem ter de cumprir calendários demasiado rígidos ou temas escolhidos por um editor que, simplesmente, não quer saber das minhas vontades pessoais. Planeio fazer tudo isto no primeiro andar de uma casa, pintada de branco, à beira-mar, na secretária que vou pôr ao pé da janela que há-de ser virada para o oceano. Em cima da mesa terei um candeeiro, muitos papeis, um computador, um lápis e um Moleskine.

A janela desse quarto não terá cortina. Não quero nada a esconder os quatro vidrinhos pelos quais será formada, embora tenha pena de não ter um pedaço de pano a esvoaçar ao ritmo das ondas.

Escreverei crónicas, contarei histórias, talvez até escreva um livro. Interromperei, a espaços, para descansar a vista e esticar as pernas. Caminharei, então, no soalho de madeira e descerei as escadas para o rés-do-chão. Na cozinha quero móveis de cor azul. O frigorífico será Indesit (ainda existem frigoríficos Indesit?). Em cima da mesa, rodeada por quatro bancos, ela e eles também azuis (de um azul claro e luminoso), existirá uma cesta com muita fruta, que comprarei no mercado, religiosamente, uma vez por semana.

A minha casa branca também terá uma sala e um quarto de dormir. Na sala, uma grande poltrona, como um trono. No quarto, o de sempre. Por essa altura, entre a cintura e os joelhos, já não deverei ser dono de mim, apesar disso, à cautela, cuidarei de manter uma caixa de preservativos na gaveta da mesinha de cabeceira.

Serei, nesses tempos, senhor de mim próprio, rei de Terabitia, criador dos sonhos que agora construo e personagem principal de uma história quase contada.

Por enquanto, limito-me a ser apenas protagonista da luta diária que os homens travam uns contra os outros. Quase sempre dominado de incertezas e inquietude. Se fosse marinheiro, afirmar-me-ia num temporal, a caminho do tal porto, junto à casa branca. O pior é que não sou e, assim sendo, tendo em conta o que, em teoria, ainda me falta viver, estou mas é bem fodido.

7 comentários:

andorinhaavoaavoa disse...

O sonho comando o mundo. Enquanto não consegues atingir o teu objectivo, vai lutando no dia a dia. E nunca deixes que o espaço entre a cintura e os joelhos, se convertam num território neutro!!!

Nuno Andrade Ferreira disse...

Helena Antunes, tu tens uma mente muito suja. Tanto texto e tu reparas logo nessa frase.

Ana C. disse...

Este texto é um plágio do meu imaginário, até me arrepiei...

Nuno Andrade Ferreira disse...

Bem, com o desassossego que para aí anda por causa dos plágios, espero que isso não seja grave.

Ana C. disse...

Estás com sorte que o meu imaginário não está registado na Sociedade Portuguesa de Autores (ainda).

Leididi disse...

Que engraçado, temos o mesmo sonho. ;)

Sandra disse...

Só para dizer que adorei este texto. Porque sim. Porque me fez viajar.
:)