31 de julho de 2006

194 minutos de cinema*

Dois filmes, 194 minutos à frente do televisor.

Chupar no Dedo

Título original: Thumbsucker
Realização: Mike Mills
Intérpretes: Lou Taylor Pucci, Tilda Swinton, Vincent D`Onofrio, Keanu Reeves, Benjamin Bratt, Vince Vaughn

Estados Unidos, 2005

Comentário: O título é sugestivo, o palmarés prometedor, a capa bem conseguida. O filme, bem, um aborrecimento de 100 minutos. "Comédia", dizem eles, "chatice", respondo eu!
Mau demais para ser verdade. Chega a dar pena do pobre Lou Pucci: Com um cabelo que ninguém merece e de dedo na boca... espero que o cachet tenha compensado, porque este não é um filme a mostrar aos descendentes.


Buddy

Título original: Buddy
Realização: Morten Tyldum
Intérpretes: Nicolai Cleve Broch, Kristoffer Haukeland, Anders Baasmo Christiansen, Otnes, Janne Formoe, Henrik Giæver, Kim Haugen, Håvard Bakke, Eivind Sander, Anna Bache-Wiig, Christian Skolmen, Niklas Gundersen, Arild Svensgam, Janne Rønningen, Liseann Tefre.

Noruega, 2003

Comentário: Aqui está um filme que vale a pena. Sem falsas pretensões, mas bem conseguido. A ideia de que o nosso diário pessoal, gravado em video (ok, nem toda a gente achará piada à ideia de gravar em video o dia a dia), pode passar a ser um sucesso nacional é, por si, assustadora (ou não...). Está lá tudo: O equilibrado, o louco e o paranoico. Só o elemento feminino do filme deixa a desejar, pela pouca consistência (e não estou a falar de carnes). Mas enfim, para a minha primeira vez com uma [produção] norueguesa, não está nada mau.


*e um post que devia ter imagens, mas o blogger não deixa.