9 de janeiro de 2010

Essa cachupa


cachupa guisada (a fotografia não é minha, pelo que o dedo não é meu)

 
Talvez seja por isso que eu sou gordo, mas a verdade é que a cachupa guisada ao pequeno-almoço é, disso tenho a certeza, a oitava maravilha do mundo.

Como não tenho grande coisa em casa – bem, nem paciência para cozinhar – as minhas refeições são quase todas feitas ‘fora de portas’. Se é certo que na Praia se como por três, quatro euros, é certo também que isto significa uma conta astronómica só para alimentação. A propósito, estou prestes a mudar de vida e preparo-me para adoptar um estilo mais saudável (not!).

Mas voltemos à cachupa. Eu não sei se vocês já comeram cachupa. Se não o fizeram, é como comerem qualquer coisa muito boa, parecida com feijoada, só que com milho. Acontece que o melhor do prato é o ‘day after’ – estrangeiro – quando o molho seca, a carne acaba e fica o feijão e o milho (n.a.: Nuno a salivar).

Em Cabo Verde, acompanhado de um ovo estrelado e de uma ‘linguiça di terra’, é este o pequeno-almoço típico. Ora, eu sou um defensor das tradições locais e por isso tornei-me um fiel adepto desta forma calórica de começar o dia.

A cachupa ao nascer e a cerveja ao pôr do sol, não deve ser uma combinação esperta, mas assim como assim, a julgar pelos sinais que o corpo me vai dando, não devo ter sido talhado para um vida longa… e saudável, pelo que o melhor é aproveitar enquanto mantenho todas as funções vitais.

9 comentários:

Lucy Fields disse...

a cachupa tem um excelente aspecto, e pela descrição parece ser óptima, mas ao p.a.!?? n sei n ;)

gralha disse...

Olha, marchava já uma agora, mesmo à hora da seia e tudo.

andorinhaavoaavoa disse...

Cachupa é uma maravilha, mas ao pequeno almoço é demais! O ideal é ao almoço seguido de umas horas de papo para o ar!

You know who disse...

Aproveita, xuxu! Que eu era gajinha p fazer o mm.

Alda Couto disse...

Nunca provei, mas hei-de provar :) Não que goste de milho...até nem gosto!
Olha, tu põe-te a pau com o que comes que já não estás em idade de crescer.

são branca disse...

cachupa d'ontem refogada e com ovo frito é pitéu dos bons, mesmo.

Unknown disse...

Sim, faltou dizer que estás a falar da cachupa guisada, e não daquela que se come no próprio dia em que é cozinhada. Quanto mais seca, melhor. Também sou aderente!

Unknown disse...

cachupa guisada pela manhã não me convece muito, sou mais adepta do cuscus quente com leite ou manteiga, (espero que já tenha provado).

Renato Frederico disse...

Melhor cachupa é aquela que leva linguiça de terra... Bem fumada que até se como crua.