25 de abril de 2011

Nós, a montanha e o mar

 « O sol das 11 horas é quente. O Hiace não vai cheio e no seu interior são quase todos turistas. A viagem desde o Porto Novo é rápida e inclui uma paragem, pouco antes da localidade de Janela, para uma curta sessão fotográfica. O cenário é perene e ergue-se imponente à vista de todos. A montanha e o mar. Ouve-se um "ah", seguido de um "uau", rematado com o definitivo "incroyable [incrível]", indício da eventual nacionalidade dos companheiros de viagem.
"Français? [francês]". "Oui [sim]". Raphael veste caqui. A aparência não ilude. Está ali para caminhar e se dúvidas restassem, o próprio cuida de as esclarecer rapidamente (...) »


Uma reportagem feita em Santo Antão, para ler no Marcha dos Pinguins - Trabalho, o nosso vizinho do lado.

1 comentário:

Bitim disse...

Uma excelente reportagem, grande trabalho. Sou natural de Santo Antão e conheço de perto a beleza e morabeza da ilha, que são extraordinários.

No entanto devo dizer que existe uma ideia paradoxal na cabeça das pessoas em relação à nossa querida ilha, que é a seguinte:

As pessoas gostam, elogiam e preferem a iha de Santo Antão assim como a conheceram, pelo seu relevo montanhoso, pela vegetação, pela simplicidade das gentes, etc., mas ao mesmo querem, exigem e reclama por desenvolvimento.

Esqueçam-se que o desenvolvimento vai acabar com tudo aquilo que antes estavam elogiando. E não precisa fazer estudos para comprovar isto, basta ver o estado das outras ilhas!

Se interessas por Santo Antão, não deixe de visitar mais um pequeno recanto da nossa querida ilha - CORVO:

http://corvo-memoriasdotempo.blogspot.com/

Entre no blog e descubra tudo!!!