5 de abril de 2007

Ponte(s)

Devo confessar que tenho alguma dificuldade em perceber esta história das tolerâncias de ponto, provavelmente porque a mim, pobre trabalhador do sector privado, nunca o big boss disse: "Rapazes, todos para casa. A tarde é vossa!". Não disse e não vai dizer.

Sei que há empresas em que é prática ocasional, mas também sei que em algumas delas as tolerências de ponto são depois descontadas nos dias de férias dos trabalhadores, mesmo que à revelia da vontade do empregado... e o Governo vai contratar 100 inspectores gerais do trabalho.

Agora, frequentes, frequentes são as chamadas "pontes" na função pública. Alguém explique aqui ao rapaz: Se os feriados são num dia, por que raio é que o Governo tem uma espécie de dever de generosidade? Porquê?

Esta semana há feriado (Sexta-feira Santa), certo? Certo. Ora, se é feriado sexta-feira, porque tromba de água é que a administração pública tem direito a tolerância de ponto hoje à tarde? E depois, a ser não pelo facto do Executivo ficar com um argumento para atirar à cara daqueles sindicalistas (sempre os mesmos) idiotas na próxima ronda negocial, qual é mesmo a vantagem pública de uma tolerância de ponto? Fazer o resto do país perceber que os funcionários públicos são mesmo uma cambada de preguiçosos que faz de tudo, para nada fazer?

Por outro lado, onde está um delegado sindical que incite os trabalhadores que representa a contrariarem as indicações da tutela, numa de: "aqui trabalha-se, logo, aqui não há ponte para ninguém, a bem da causa comum!"?

Esperem... as tolerâncias são um direito adquirido, é isso?





Sem comentários: