19 de fevereiro de 2008

Qual Abril? Qual 1 de Maio? Eis a notícia que, realmente, vai mudar a minha vida:

"Proprietários que não respeitem Lei incorrem em multas e até pena de prisão Quando se senta na mesa de um restaurante e começa a consumir os «couverts», também conhecidos por aperitivos ou entradas disponíveis, saiba que não tem de os pagar.
O alerta foi feito esta terça-feira pelo presidente da Associação Portuguesa dos Direitos do Consumo (APDC), Mário Frota, que, em declarações à Agência Financeira, assumiu haver «uma ignorância das pessoas a esse respeito», pelo que «a maioria delas deixa passar, continuando a pagar».
O responsável adianta ainda que «o consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes, sem ser pedido, mesmo que seja consumido».
O facto é que, no particular do direito à protecção dos interesses económicos do consumidor, a Lei 24/96, de 31 de Julho, ainda em vigor, estabelece imperativamente: «O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa.»
Daí que, em rigor, o «couvert» desde que não solicitado, tem de ser entendido como oferta sem que daí possa resultar a exigência de qualquer preço, antes se concebendo como uma gentileza da casa, algo de gracioso a que não corresponde eventual pagamento. "

Agência Financeira

1 comentário:

Inesa disse...

Já tinha lido esta lei (algures) há uns tempos. O pior é pô-la em prática! Vais chegar ao fim da refeição e dizer "oh desculpe lá... estes 3 pãezinhos e a manteiga estão a mais. Sim, sim, comi. Não, não tenho de pagar porque não os pedi. Já por causa das coisas trouxe a lei comigo... Ah não tira??? Oh faz favor.. traga-me o livro de reclamações!".
Já estou a imaginar as peixaradas. O que vale a que metade dos clientes do restaurante não assistem porque estão à porta a fumar.