6 de maio de 2008

Se eu tivesse um jornal


Seria um produto de qualidade, que apostaria na forma mais nobre de fazer jornalismo, a reportagem. Com conteúdos variados, deixaria para segundo plano o noticiário do dia, para desenvovler temas de interesse público. Marcaria a agenda pela profundidade dos temas e pela irreverência de cada edição.

Se eu tivesse um jornal, seria um semanário e seria gratuito, mas não como os gratuitos que circulam por aí - com redacções cheias de estagiários, que mal sabem escrever ou não passam de esforçados miúdos, iludidos por um sonho que não se vai concretizar, porque o jornalismo actual não é como eles pensam.

Ainda assim, todos quantos lá trabalhassem amariam a profissão. Ninguém teria um horário a cumprir, porque não seria preciso. Os ordenados seriam tão bons quanto fosse possível e o ambiente exemplar. Seria uma redacção com muita luz, numa sala ampla, em que cada um teria o seu próprio espaço, que decoraria e usaria ao seu gosto. A net seria de acesso livre, sem sites restritos.

Nas páginas, nem um comentador dos habituais. Gente de ideias feitas, mas com o ingrediente 'novidade'. Académicos, intelectuais, cientistas, escritores e até jornalistas. Mentes brilhantes, enfim.

Cada peça seria pensada, investigada, reflectida e amadurecida antes de ser publicada, sem espaço para o jornalismo de agência.

Se eu tivesse um jornal, quando eu tiver um jornal, seria, vai ser um jornal de jornalismo e sei que percebem o que quero dizer.

Tenho tudo. Tenho a ideia, tenho a certeza de que vai funcionar. Tenho a pessoa certa e sei quem mais convidar. Alguém quer pagar?

6 comentários:

gralha disse...

Então e o vosso projecto online?

Bem, quando tiveres o teu jornal chama-me para uma entrevista, está bem?

Leididi disse...

Vai ser lindo, pois vai?

gralha disse...

NB: estava a cravar uma entrevista de emprego e não uma entrevista à minha mui importante pessoa. :P

mary disse...

pick me!pick me!pick! posso participar....?

Inesa disse...

Eu cá não quero entrevistar nem ser entrevistada mas de certeza que serei uma leitora assídua.

Inesa disse...

Eu cá não quero entrevistar ninguém nem ser entrevistada mas serei uma leitora assídua. For sure.