1 de dezembro de 2009

[ele] Diz que há petróleo em Cabo Verde

O jornal on-line Nha Terra publica hoje uma entrevista ao cabo-verdiano Odmir Teixeira. O homem garante a pés juntos que há petróleo no país, porque viu "algo na areia com pequeninas bolhas".

Está aqui um excerto da entrevista, que pode ser lida neste site. É um grande momento.

Quando, onde e como começou a procurar as provas?

Foi num dia em Fevereiro de 1998, saí de casa rumo a João d' Évora, Salamansa e Praia Grande. Quando cheguei na praia de João d' Évora, a maré estava baixa, muito baixa, pelo que decidí caminhar a beira do mar. A certo ponto de salto a salto, de pedra em pedra ví algo na areia com pequeninas bolhas.

Parei, ajoelhei e comecei a bater com a palma da mão direita no chão por segundos, parei e passado agluns segundos as bolhas reasurgiram um pouco mais alto, pelo que depois tomou a normaidade anterior. Repeti esta operação tres vezes e da última vez cheirei o chão e cheirava petróleo puro.


Quais foram as suas reações no momento?

Procurei numa pequenina praia próximo do local e encontrei algumas garrafas de plástico, enchi três garrafas daquela areia com água do mar e segui o meu caminho. Cheguei em Salamansa, como não tinha levado comigo ferramenta alguma, desisti de procurar o que tinha ido a procura, regressei à casa todo contente.

Quando cheguei a casa chamei duas irmãs e uma sobrinha para lhes dar a notícia, pois não conseguia aguentar aquilo tudo sozinho.

Porém, mal saí elas telefonaram a uma terceira irmã que reside em Holanda, dizendo-lhe que estavam preocupadas porque talvez estivesse dando sintomas de problemas mentais. Depois disto, de vez em quando, eu comentava sobre isso, mas eu era ignorado.


Que medidas que tomou?

Como cidadão canadiáno, regressei ao Canadá no dia 15 de Maio de 1998 e levei as três amostras -- garrafas com a areia e água do mar --, para serem submetidas a análises laboratoriais, para ter confirmação ciêntifica da minha descoberta.

2 comentários:

You know who disse...

O Berardo tb vai investir e procurar petróleo em Portugal. Se calhar tb foi assim q se apercebeu q tínhamos petróleo: bateu com a palma da mão no chão e vieram bolhinhas.

andorinhaavoaavoa disse...

Aqui na maré do Seixal também se vêm bolhinhas no lodo... Será? ehehehehehehe.