3 de junho de 2007

A rádio na primeira pessoa


O Francisco Lobato é o mais conceituado velejador português da actualidade, ocupando o primeiro lugar no ranking Yves le Blevec.

Entre Novembro e Setembro deste ano ele vai realizar a Transat 6,50 – travessia do Atlântico em solitário de França até ao Brasil em barcos de apenas 6,50 metros, com total proibição de contacto exterior.

A actual Transat 6,50, mais conhecida por Mini Transat, foi criada em 1977 por o inglês Bob Salmon e desde aí a prova ocorre de dois em dois anos, sempre em anos impares, mas infelizmente ainda nenhum velejador Português participou, até agora.


Sexta-feira fui entregar à organização da travessia um kit de reportagem rádio, que o Francisco levará consigo durante a longa e solitária viagem. Diariamente o velejador fará um Diário de Bordo audio, que constituirá um documento histórico, gravado na primeira pessoa.

O resultado final das muitas semanas de viagem será depois editado e transmitido. Uma verdadeira viagem, com a rádio a voltar à sua essência.

O desafio maior foi arranjar equipamento suficiente para todo o percurso, conseguindo-o sem roubar muito espaço à pequena embarcação. Foi conseguido.

Sem comentários: