26 de junho de 2008

Talvez eu seja um chato, mas "a mim ninguém me cala"

Ao ouvir a Antena 1, deparei-me com uma situação que mereceu um reparo ao Provedor do Ouvinte. Transcrevo o texto que enviei, relatando o sucedido.


"Por considerar lamentável a situação, sou a descrever o seguinte.

Hoje, durante a cerimónia de encerramento do Congresso do PSD, a Antena 1, transmitindo-a em directo, considerou como desnecessário interromper a conversa que a jornalista e o comentador mantinham, durante a audição do Hino Nacional.

No fundo, enquanto jornalista e comentador analisavam o que tinha sido o discurso de Manuela Ferreira Leite, o Hino Nacional - simbolo da Nação - era ouvido ao fundo, como trilha sonora, ao invés de ocupar a plenitude da antena.

Por considerar a situação gravosa, tomo a liberdade de a comunicar a vossa exa. O Hino deve ser respeitado, para mais numa estação de serviço público, como a Antena 1. Mais faço notar que tanto RCP como TSF cuidaram de interromper a mesma análise, para que o Hino Nacional fosse tratado com a dignidade que merece.

Trata-se de uma grosseira violação das regras que devem pautar o trabalho de quem serve num órgão de comunicação social.

Lamento o sucedido e aguardo o seu comentário."



Soube hoje que o assunto será abordado por Adelino Gomes - o novo Provedor da rádio pública - numa das primeiras emissões da nova série de programas Em Nome do Ouvinte.

1 comentário:

gralha disse...

Gosto tanto que sejas assim refilão! :D

(i.e., atento, envolvido e amigo da verdade dos factos)