4 de outubro de 2007


Assinala-se hoje o Dia do Animal. A coisa já acontece desde 1935, embora em Portugal passe absolutamente despercebido, vai-se lá saber porquê.

A RTP, ao invés do povão, tem obrigação de saber este tipo de, vá, "coisas". Deve, como estação de serviço público, educar... e é isso que faz! Hoje, a RTP assinala o dia do animal com uma tourada.

O Matvey, não se conteve...


Exmo Senhor Provedor,

Poderia alongar-me sobre o tema das touradas, tentanto perceber qual a ideia subjacente a um ritual satânico, de humilhação pública de animais indefesos, para mero deleite humano, ao melhor estilo romanesco, dos princípios da civilização. Não o vou fazer.
Prefiro usar este canal para questiona-lo sobre o critério que se esconde na decisão de uma direcção de programas que assinala o dia do animal (hoje, 4 de Outubro) com a transmissão de uma tourada, em directo do Campo Pequeno.

Também aqui poderia voltar às touradas e ao facto de se usar património público como palco de carnificina animal. Mais uma vez não o vou fazer.

Portanto, podemos depreender que, segundo o serviço público de televisão, a melhor forma de lidar com a problemática da protecção animal é aniquilar os bichos cornudos.

Defender os direitos dos animais não é mero fundamentalismo. Promover uma tradição cruel e injustificada, para mero deleite cultural de uma minoria, de farto bigode e unha mindinha comprida, é desrespeito pela data, assinalada desde 1935, e pela inteligência dos espectadores que, digamos, não sendo programadores, percebem que há coisas que não combinam (imagine-se a Praça da Alegria apresentada pela Ana Sousa Dias).



Cordialmente,




2 comentários:

António Raminhos disse...

Se calhar vai ser uma daquelas touradas em que os touros ganham. Passam o tempo de volta daqueles palhaços, dão uma cornada fatal num daqueles mariconços em espartilhos, cortam-lhes os tomates e a seguir metem-nos no assadouro.

Isso é que era assunto.

Tó do Samouco

www.samoucoaorubro.blogspot.com

Anónimo disse...

É lamentável e vergonhoso!
Excelente carta.

Tens a minha admiração.