11 de outubro de 2009

Dias agitados

Tenho tido tanto trabalho que mal dei conta que estou a pouco mais de uma semana de deixar Luanda e Angola. Os últimos dias têm sido de muita agitação, muitas chatices e muitas confirmações. Sim, é uma boa ideia ir-me embora já. Sim, a empresa onde trabalho tem um longo caminho a percorrer para se tornar um local com boas práticas. Sim, esta cidade muda as pessoas e não necessariamente para melhor.

Estou aliviado por ir. Pessoal e profissionalmente, o tempo é de fazer coisas novas. A bem da minha própria sanidade mental esta é a melhor altura. Só quem passou por aqui - aqui não é Angola, aqui é a empresa onde estou, mas é também Luanda - sabe como ela(s) é(são) capaz(es) de consumir uma pessoa. Para o bem e para o mal, esta experiência profissional e pessoal mostrou-me que eu sou capaz de muito mais do que imaginava. Mais criativo, mais tolerante, mais flexível e mais resistente.

É com pena que percebo que a Angola que os meus pais relatam, já não existe, mas é com esperança que compreendo que talvez um dia, daqui por muitos anos, ela se aproxime do que em tempos já foi. Ao caminho da paz segue-se agora o caminho da reconstrução e o betão demora sempre algum tempo a secar.

7 comentários:

andorinhaavoaavoa disse...

Sim, mostraste a ti mesmo que, afinal, consegues ser sempre um bocadinho melhor! Sente-se a melancolia da despedida... I've been there!
Love u :)

andorinhaavoaavoa disse...

Sim, mostraste a ti mesmo que, afinal, consegues ser sempre um bocadinho melhor! Sente-se a melancolia da despedida... I've been there!
Love u :)

CF disse...

Nós conseguimos sempre mais qq coisita. Gosto quando tenho essa sensação. Já não tenho há um tempo,o que não é muito bom sinal. Bom regresso.

Anónimo disse...

Oi amigo, tenho vindo a seguir o teu blog ha ja alguns dias, na verdade despertou-me o interesse porque estou de ida para ai, para Luanda. Para uma dessas empresas da reconstrução e do betão que referes. Como "quem passa o testemunho" podias deixar umas dicas de tuga para tuga, ja ouvi muita coisa, mas.. mais uns conselhos e dicas não ira ser demais, abraços e continua postando!

Nuno Andrade Ferreira disse...

Anónimo: A compilação de todas as dicas que posso dar está num post bastante detalhado que escrevi sobre o assunto: http://marchadospinguins.blogspot.com/2009/09/viver-em-luanda.html

Se pesquisares no arquivo do blog desde Agosto de 2008 vai encontrar vários posts que relatam experiências vividas em Luanda.

Para mais, tens o meu e-mail. Tenho todo o gosto em responder às tuas perguntas. Encontras o meu endereço no fundo da página, barra lateral direita, no fim do texto "Info".

Boa viagem e boa sorte.

gralha disse...

Deve ter sido uma experiência de vida inegualável. Não sei se deixa saudades mas de certeza que mudou a tua maneira de ver o mundo.

Anónimo disse...

Como alguém me disse, os recomeços são sempre bons... A vida é feita de oportunidades e quando uma se esgota, o melhor mesmo é partir para outra.

Boa sorte para a "nova" vida :)