9 de setembro de 2009

Os mosqueteiros

O político por excelência. É fácil não acreditar nele, mas percebe como poucos o modus operandi da real politics. Os anos de parlamentar - que fizeram dele um bom orador - contribuem para que se saia quase sempre bem nos debates e entrevistas. Se não pelo conteúdo, pela forma.


A velha escola. A política como ela já não é e não necessariamente melhor, só menos espectacular. Manuela aparenta ser aquilo não é, porque simplesmente nenhum político é tão puro, tão sincero e tão sério como ela quer que os eleitores acreditem. Não lhe faltarão ideias, falta-lhe apenas outro penteado, porque um bom cabelo faz toda a diferença.


O comunista. A figura do povo, o homem que cativa mais simpatia do que votos. O que lhe sobra em sonho – porque o mundo não é como Marx e Lenine o desenharam – falta-lhe em realismo. Será sempre igual a si próprio, como o partido que lidera. Se fosse diferente não seria PC.


O iluminado. A esquerda progressista e o dilema: Louçã sabe que o seu eleitorado está prestes a “pedir” mais do que ideias bonitas. Para o bem e para o mal, o futuro do Bloco passará sempre, a médio prazo, por uma experiência governativa. Vicissitudes de se ser um partido doutrinário e não ideológico.


A “Maria vai com todas”. Ele sabe que a sua margem de crescimento será sempre diminuta. Um país em crise, não vota direita. Um país em crescimento, não quer saber de alternativas ao “centrão”. Portas é o CDS e o CDS é tão vazio que dá-se bem em qualquer clima.

5 comentários:

Sereia disse...

Agora já sei em quem votar!
Não te vais candidatar não? :) era só uma ideia!

andorinhaavoaavoa disse...

Porque não vais para comentador politico? Era uma carreira de sucesso, acredita!

Anónimo disse...

Nao da para descrever melhor!

Lucy Fields disse...

se tinha dúvidas em quem votar agora ainda fiquei pior!! haverá alguém em quem valha a pena colocar a cruzinha!? baah, nem sei q faça ;)

Bluesy disse...

Eu acho que este post foi bastante mais esclarecedor do que qualquer um dos debates que vi :)